segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Jornalista x Comunicólogo

A função do jornalista na sociedade sempre teve uma grande relação com a sua contemporaneidade, pois é o que torna o profissional dinâmico e um termômetro do seu habitat.
A antiga função do jornalista, engessada e propensa à relação burguesia x proletariado, impedia o leitor de uma participação ativa na produção jornalística. A época do fordismo trouxe para a profissão a divisão do trabalho e uma hierarquia que prevaleceu nas redações muito tempo.
O propósito passa a se modificar a partir da anexação do lean thinking. A grande essência do toyotismo veio trazer ao jornalismo um pensamento mundial: otimizar processos e garantir resultados sustentáveis. O jornalista agora era um profissional dinâmico, que ao mesmo tempo devia se tornar um expert em economia e um ótimo redator, pronto a apurar matérias das mais diversas, eclético e ciente de que só a versatilidade garantiria um lugar na redação.
Mas o leitor continuava engessado sob uma ótica de receptor passivo. Com o surgimento da web, o jornalista não tinha mais como ignorar o seu público. Não podia-se mais ludibriar com falsas informações ou com políticas editoriais parciais e contraditórias ao que se considerava ético.
Na era da web 2.0, da queda do diploma, dos freelancers e PJ (pessoas jurídicas), o jornalista de hoje é o formador de opinião, aquele que possui embasamento para modificar pessoas e causar um impacto na sociedade.
E por incrível que pareça, o futuro do jornalista não está na exerção da função do jornalista. O que vemos agora é cada vez menos jornalistas, e mais comunicólogos. Maiores especialistas na formação de opinião, estudo das relações interpessoais, criação de conteúdo relevante, e menos daquele profissional clássico que apura suas matérias e as redige.
Quem pensa em jornalismo contemporâneo, pensa em marketing, relações públicas, relações externas, comunicação. Um profissional completo que garanta a continuidade da função para a próxima geração.

Um comentário:

  1. Nossa, muito bom o post. E o blog também.
    Lembrei de uma palestra que assisti que o cara falou que faltam no mercado jornalistas com habilidades para gestão. Exatamente pelo que você escreveu, acho que essa realidade está mudando, pois muitos não querem ser apenas jornalistas, querem ser comunicólogos, multifuncionais.

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